sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Fisioterapia na Criança Neurológica

Fisioterapia na Criança Neurológica





O tratamento de lactentes e crianças é um dos aspectos mais desafiadores e recompensadores da fisioterapia. A prática clínica competente nesta área requer conhecimento das muitas diferenças fisiopatológicas que existem entre os lactentes, as crianças e os adultos. A compreensão de todos os aspectos singulares envolvidos nos distúrbios neonatais e pediátricos pode auxiliar o fisioterapeuta a fornecer um tratamento de qualidade a essa população de pacientes.

A fisioterapia desenvolveu-se muito nos últimos anos em função das necessidades assistenciais que cada vez mais exigem soluções objetivas nesta área. Esta especialidade, por suas características, proporciona ao paciente técnicas terapêuticas que resultam em melhor qualidade de vida. A atuação desse profissional cada vez mais se integra ao programa de assistência médica que visa não apenas a recuperação do paciente, mas também a prevenção de possíveis complicações.

Em vista disso, torna-se cada vez mais importante o amplo conhecimento da patologia a ser tratada e, principalmente, suas diferentes manifestações em cada paciente.

O tratamento fisioterapêutico de uma criança com afecção neurológica pode ser bastante diversificado. Atualmente, existem inúmeros métodos e técnicas terapêuticas que visam o mesmo objetivo, porém sob diferentes pontos de vista e de diversas maneiras.

Ao tratar uma criança especial é conveniente que o terapeuta use um sistema com vistas a avaliar a qualidade de um determinado movimento ou função que ele está visando presentemente a melhorar. Durante o tratamento é usada uma abordagem de resolução de problemas, a fim de melhorar a capacidade funcional e a qualidade do movimento do paciente através da alteração dos sintomas apresentados. A informação sobre a própria lesão não serve apenas para maiores conhecimentos, mas para aprofundamento de sua compreensão. Cada paciente tem sua particularidade, cada paciente é único. Portanto, o tratamento sempre será diferenciado, mesmo que a patologia for a mesma. Cada indivíduo reage de uma maneira diferente e, de igual forma, pode-se dar a do seu quadro clínico.

É importante numa sessão de fisioterapia verificar constantemente se o paciente melhorou em decorrência do procedimento terapêutico selecionado. Segundo Bobath, um dos ícones da fisioterapia neurológica, “a única resposta à pergunta se o que você está fazendo com o paciente é certo, é a reação do paciente ao que você está fazendo”.

O tratamento de uma criança neurológica não deve nunca tornar-se estático, mas continuar a desenvolver-se cada vez mais, de acordo com as necessidades do paciente. Durante as sessões, todo o esforço deve ser feito para que o paciente dê passos além das limitações aparentes de si próprio. Os desafios propostos durante o programa de reabilitação devem estar igualmente compatibilizados com as habilidades. Se a capacidade do paciente satisfaz o desafio, as sessões de fisioterapia tornam-se mais estimulantes e aprazíveis para os pais e muito mais produtivas para o paciente.

Enfim, o tratamento de fisioterapia neurológica deve sempre estar disponível ao paciente enquanto ele continuar a melhorar sua qualidade de vida, e certamente até que ele seja capaz de “mover-se” livremente fora dos limites da sua casa.

13 comentários:

  1. Nossa achei o máximo!!!Tah aí,sempre busquei algo que envolva crianças,estou no caminho certo...Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Eledir`Sinop´
    amei,adoro trabalhar com crianças neurológicas.
    e ajuda-las conforme posso.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite eu fui presentiada com uma filha especial e ela é o meu cristalzinho,ela tem 10 anos e tem dificuldade para andar ela cai muito e ja até fraturou o joelho,eu gostaria de dicas de como pode-la ajudar pois é pela manhã que ela tem mais dificuldade,parece que ela dá cãmbras ela trava e fica insegura e tenho que segura-la senão ela cai,se alguém tiver alguma dica de como ajuda-la eu agradeço muito!

    ResponderExcluir
  4. Toda a área de medicina é ,muito interessante, mas tratar com crianças especias é muito lindo, crianças são anjos que vem para nos ajudar, nos animar e são inoscentes, mas quando elas são diferentes, com necescidades especiais, são elas que prescisam de nossa ajuda..... é lindo todo e qualquer trabalho com essas crianças.... Parabéns a todos vcs profissionais que ajudam e aman trabalhar com esses anjinhos... Flavia...

    ResponderExcluir
  5. tenho um bebê de 2 anos ele ainda não anda,ele tem uma má formação no cérebro ,gostaria de saber se tem chance de andar!!!

    ResponderExcluir
  6. sou simone tenho uma bebezinha de 9 meses ela aspirou leite e fico muito tempo sem respira ,chegou a ficar em coma agora ela ficou com sequela e eu to precisando fazer um tratamento adequado porque ela nao fica sentada e nãO MANten a cabeca de pé ela fez uma gastrostomia recentemente para poder se alimenta,pra quem não sabe o que é a gastro é uma sondinha que os médicos ponha na barriga direto no estomago pra a alimentação aqui na minha cidade na tem os recursos nescessarios se alguem ler esse comentario e puder me ajudar eu e esse anjinho vai agradescer muito e se puder me diser que isso tem uma boa recuperação, eu aguardo anciosa uma resposta obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Realmente é um trabalho lindo. E só uma correção. fisioterapia não é uma área de medicina, é uma área da saúde, é uma profissão independente.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Tenho uma filhinha especial também. É a Beatriz. Ela já passou por duas cirurgias para correção da posição dos pés no INTO aqui no Rio mas que, efetivamente, não deram o resultado esperado. Desde sua operação ela usa próteses para dar melhor apoio e facilitar seu andar. Por questões financeiras, ela não tem feito fisioterapia ou fonoaudiologia que são muito importantes para ela e não temos carro, o que dificulta o transporte. Ela anda dentro de casa apoiando-se nos móveis. Alguém poderia ajudar de alguma forma?

    respostas para pinho.seg@gmail.com
    moacir e jocilma
    pai e mãe

    ResponderExcluir
  9. Quero me formar para ser uma fisioterapeuta para trabalhar com crianças especiais, esse é o meu sonho tenho uma irmã que é especial, ela tem a minha idade, mais eu sei que vou poder ajudala,estou e vou estudar muito para realizar o meu sonho.

    ResponderExcluir
  10. Hoje eu tenho epilepsia tenho 15 anos,mais isso não me empede de nada,tenho um pouco de dificuldade no aprendizado, mais isso só faz com que eu cora muito mais pelo meu sonho, quero ser fisioterapeuta e quero trabalhar na area crianças especiais,e ajudar muitas pessoas e crianças e ser o orgulho dos meus pais.

    ResponderExcluir
  11. Bem tenho 13 anos e quero muito tratar de crianças com deficiências, e então estou pensando em futuro muito bom para mim, estou em duvida entre Fisioterapia e Pediatria mais espero tomar uma decisão sábia. Voces estão de parabéns amei saber sobre a Fisioterapia em uma Criança Neurológica. Parabéns e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Oi tenho um primo especial e adoro ele...e o meu sonho e se fisioterapeuta adoro todos essas criancas......

    ResponderExcluir
  13. Eu amo Fisioterapia Neuropediátrica,trabalho com isso e é algo maravilhoso,lindo,fico sem palavras e muito emocionada pois é um trabalho sem igual.

    ResponderExcluir