domingo, 20 de setembro de 2009

Deficiencia Mental...



O indivíduo com necessidades educacionais especiais (deficiência mental)


De todas as necessidades educacionais especiais: a deficiência visual, auditiva, motora...Dentre todas o grande nó da aprendizagem está na questão da Deficiência Mental, pois afeta diretamente a questão cognitiva e não os caminhos da sua construção. Durante séculos o deficiente mental foi confundido com o doente mental, associado a possessões demoníacas e restrito ao convívio social. Nos dia de hoje, ainda existem famílias que insistem em manter seus entes deficientes mentais isolados do convívio social normal, como a escola e o lazer. Vale relembrar que a deficiência mental está representada em uma série de síndromes, na sua maioria fruto de alterações genéticas, que afetam o lado cognitivo do indivíduo na sua fase inicial, como a síndrome de Down, entre outras .A presença de crianças com necessidades especiais,afeta não só a família mas o convive-o desta criança com outras pessoas,estes membros podem estar direta ou indiretamente em contato com a criança com deficiência,professores,fisioterapeutas,entre tantos outros profissionais da área,responderem a presença de um individuo especial depende de vários fatores apoio social para com os familiares,sem discriminação e preconceitos. As escalas de apoios para com a família devem ser bem colocadas,para que não aja nada em que a família possa se sentir excluída,sendo bem trabalhado,não tento duvidas quanto ao espaço que a criança vai ficar,assim será bem trabalhado o nível e qualidade de ensino especial.

MELHORAS POSSIVEIS PARA AMENIZAR A DEFICIENCIA.

Quando a deficiência existe e não há mais nada a fazer para solucionar o problema do individuo,é preciso buscar alternativas para ameniza-la. Muito se pode fazer para bebes e crianças que tem alguma deficiência,para que possa ter alternativas de melhora no seu desenvolvimento físico e intelectual. Inclusão Escolar,atualmente a inclusão escolar é considerada para alunos com necessidades especiais,e com dificuldades de aprendizados em classes especiais,sendo que incluir alunos no ensino regular é preciso viabilizar e suprir necessidades e em alguns casos avaliar qual o melhor atendimento para com esta criança especial .A inclusão significa educação apropriada,em ambientes sem restrições,com a criança da mesma idade.

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