quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dados sobre pessoas com deficiência...




Dados sobre pessoas com deficiência


Cerca de 10% da população mundial, ou 650 milhões de pessoas, têm deficiência, o que as torna a maior minoria do mundo.
Este número está aumentando com o crescimento da população, avanços da medicina e o envelhecimento global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)
Nos países com expectativa de vida de mais de 70 anos, os indivíduos vivem uma média de 8 anos, ou 11,5% de suas vidas, com alguma deficiência.
80% das pessoas com deficiência vivem em países em desenvolvimento, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Os índices de deficiência são significativamente mais altos entre grupos com níveis de educação mais baixos nos países da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento, OCDE, segundo o Secretariado da entidade. Em geral, 19% das pessoas menos educadas apresentam alguma limitação, comparado com 11% entre os mais bem educados.
Na maioria dos países da OCDE, há mais mulheres com deficiência do que homens.
O Banco Mundial estima que 20% das pessoas mais pobres do mundo têm algum tipo de deficiência, e costumam ser reconhecidas em suas comunidades como o grupo que está em maior desvantagem.

A mortalidade entre crianças com deficiência pode chegar a 80% em países onde a taxa de mortalidade dos menores de 5 anos como um todo caiu em 20%, segundo o Departamento para Desenvolvimento Regional do Reino Unido, levando a crer que estas crianças estejam sendo “descartadas”.
Estudos comparativos das legislações sobre deficiência mostram que apenas 45 países têm leis anti- discriminatórias e outras relacionadas especificamente à deficiência90% das crianças com deficiência em países em desenvolvimento não vão à escola, segundo a UNESCO Para cada criança morta em conflitos armados, 3 são feridas e adquirem alguma forma de deficiência permanente.
Em alguns países, até um quarto das deficiências são resultado de ferimentos em decorrência da violência, segundo a OMS.
Pessoas com deficiência estão em maior risco de serem vítimas de violência ou estupro de acordo com um estudo, e têm menor acesso à intervenção policial, proteção legal ou cuidados preventivos.
Pesquisas indicam que as taxas anuais de violência contra crianças com deficiência é 1,7 vezes maior do que entre crianças sem deficiência

Achei este texto interessante,e claro alarmante ,verdadeiro porque que a discriminação é real,e fica a pergunta quando isso vai mudar??Isso não acontece em outros países mas aqui no Brasil não é diferente.Discriminação,preconceito,violências,onde encontrar a palavra humanismo...SER DIFERENTE É NORMAL,VOCÊ QUE FAZ A DIFERENÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário