quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ANENCEFALIA

Anencefalia consiste em malformação caracterizada pela ausência total ou parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural durante a formação embrionária. Esta é a malformação fetal mais freqüentemente relatada pela medicina.


A palavra "anencefalia" significa ausência de cérebro. Trata-se de patologia fetal letal na maioria dos casos. Bebês com anencefalia possuem expectativa de vida muito curta.

O risco de incidência aumenta 5% a cada gravidez subseqüente. Inclusive, mães diabéticas têm seis vezes mais probabilidade de gerar filhos com este problema. Há também maior incidência de casos de anencefalia em mães muito jovens ou nas de idade avançada. A anomalia pode ser diagnosticada, com muita precisão, a partir da 12 semanas de gestação, através de um exame de ultra-sonografia, quando já é possível a visualização do segmento cefálico fetal. De modo geral, os ultra-sonografistas preferem repetir o exame em uma ou duas semanas para confirmação diagnóstica.

Nos últimos anos, com os avanços tecnológicos que permitem exames precisos para este tipo de malformação fetal, juízes têm dado autorizações para que as mulheres com gravidezes de fetos anencéfalos pudessem efetuar a interrupção da mesma, decisões comumente alvos de protestos de grupos religiosos.

Existe um caso de anencefalia no Brasil em que a criança completou 1 ano de vida no dia 20 de dezembro de 2007. Este caso tem surpreendido a medicina por todo mundo. A criança teve alta do hospital e vive com a mãe, em casa. Ela não tem o córtex cerebral mas tem o tronco cerebral que é responsável pela respiração e pelo batimento cardíaco.

As más formações cefálicas congênitas são causadas por danos ou desenvolvimento anormal do sistema nervoso central. Cefálico é um termo que quer dizer "cabeça" ou "extremo superior do corpo". Congênito significa que o trastorno se apresenta usualmente antes do nascimento. As más-formações cefálicas congênitas não são causados necessariamente por um só fator, senão que podem ser provocados por condições hereditarias ou genéticas ou por exposições ambientais durante a gravidez, tais como medicamentos que a mãe tenha tomado, infecção maternal ou exposição a radiações. Algumas más-formações cefálicas ocorrem quando as suturas craneais (as juntas fibrosas que conectam os ossos do crânio) se unem prematuramente. A maioria dos das más-formações são causados por um problema que ocorre nas primeiras etapas do desenvolvimento do sistema nervoso fetal. O sistema nervoso humano desenvolve-se a partir de uma capa pequena e especializada de células localizadas na superfície do embrião. Nas primeiras etapas do desenvolvimento, esta capa de células forma o tubo neural, uma envoltura estreita que se fecha entre a terceira e quarta semana do gravidez para formar o cérebro e a medula espinhal do embrião. Quatro processos principais são responsáveis do desenvolvimento do sistema nervoso: a proliferação celular, um processo no qual as células nervosas se dividem para formar novas gerações de células; a migración celular, um processo no qual as células nervosas se movem desde seu lugar de origem até o lugar onde estarão o resto da vida; a diferenciação celular, um processo durante a qual as células adquirem características individuais; e a morte celular, um processo natural no qual as células morrem. Os danos ao sistema nervoso em desenvolvimento são uma causa importante de trastornos crônicos e incapacitações e, às vezes, da morte de bebês, meninos e até adultos. Os danos sofridos pelo sistema nervoso em desenvolvimento podem afetar a mente e o corpo em graus que variam muito. Muitas incapacidades são suficientemente leves e permitem que os pacientes afetados possam viver normalmente.

3 comentários:

  1. Crianças Especiais: Pequenos Anjos Disfarçados entre nós!

    Crianças Especiais seriam somente o que aparentam fisicamente, ou estariam disfarçados a serviço da GRAÇA, no propósito de distribuir sorrisos mágicos e nos ensinar inúmeras lições?


    Leia os Quadrinhos acessando o Site!

    www.criancasanjosespeciais.com.br

    ResponderExcluir
  2. ru achei bem explicada essa matéria, tive um filho c anencefalia fetal, no dia 20 de Dezembro de 2009, levei a gravidez até o fim, mesmo sabendo q não haveria chançes de vida. até hoje ainda não tinha criado coragem de querer saber sobre os motivos, ele nasçeu e morreu minutos depois, enfim não era para ser mesmo. obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  3. ola tbm tive uma crianca com anencefalia dia 22/02/2010 desde do comecou da minha gestacao sabia mas fui ate o final da gestacao depois de 1 hora minha nenem faleceu me pergunto todos os dias pq comigo?
    sofro muito pois queria tanto essa nenem o nome dela era nicolly a coisa mas linda mas se deus a levou ele deve saber o pq neh pois quado engravidei a minha vida estava uma merda o pai da nicolly tinha acabado de ser preso gracas adeus hoje nao estou com ele casei estou muito feliz daqui uns dias vou engravidar pois sou loca para ser mae espero que venha logo duas de vez... mas a nicoly sempre estara no meu coracao

    ResponderExcluir